Santo Tomás de Aquino

" Levar os homens à Verdade é o maior benefício que podemos prestar aos outros "

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

POR QUÊ ESTE BLOG ?

         

" Dicit ei Pilatus quid est veritas " ( Disse-lhe Pilatos : Que é a Verdade ?) 
 Evangelho de São João, 18: 38.





              Seguindo o Evangelho, notamos que Jesus silencia diante dessa pergunta, e Pilatos em seguida diz que não tinha motivo algum pra condená-lo. O homem moderno, cercado de ideologias marxistas e maçônicas, olhando uma pergunta como esta, poderia se questionar se a verdade não seria então relativa, pois que mal haveria em ter relações sexuais fora do casamento, quando duas pessoas querem. Aí se encontra o ponto fundamental de nosso pensamento.
               A Verdade está toda revelada numa Pessoa e num acontecimento que mudou para sempre o sentido de tudo:  a Verdade é o próprio Deus encarnado, na Pessoa do Filho, Jesus Cristo e sua morte na cruz. " Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida "( São João 14:6 ), disse  para São Tomé. Reparamos bem e nos perguntamos por que em um momento reunido com os apóstolos,  fala claramente que é o "Caminho", e aqui não há dúvida da expressão, e mais tarde, perto da condenação quando Pilatos faz a mesma pergunta, não responde. O Evangelista São João mostra com isso, que o mundo não acolhe os ensinamentos de Deus. O mundo questiona, mas não está disposto a largar suas mordomias e seus prazeres para viver definivamente como Deus quer. O silêncio de Cristo, é terrivelmente frustante, pois se de um lado questionamos o sentido da vida, por outro, mesmo que nos seja revelado, não a reconheceríamos. Para os amigos da cruz como foi São Tomé, ao qual morreu martirizado e que recebeu a resposta do Senhor, não somente ouvindo mas aceitando essa Verdade, o prêmio estaria reservado para a eternidade. Definitivamente não somos cidadãos deste mundo.
           Este pequeno trecho do Evangelho, me inspirou, não somente o título, mas todo este blog. Minha idéia é postar somente artigos e pensamentos de minha autoria, pois não faria muito sentido ficar " copiando e colando ". Pretendo assim, que o autêntico caminhe lado a lado com a minha pequenez e miséria, sendo cada vez mais humilde e reconhecedor que tudo provém de Deus e nada que escrevo poderia se realizar se antes Ele não permitisse. Rezo a  meu anjo da guarda, à Virgem Maria,  São José,  São Miguel Arcanjo e às almas do purgatório para que me ajudem a fazer antes de tudo a vontade de Deus.
              Finalizo com uma frase maravilhosa de uma doutora da Igreja:
             " Eu sou o que Deus pensa de mim " ( Santa Terezinha ).


André Bruneli
Pecador remido pelo sangue de Cristo.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário